29 de ago de 2016

Não como e engordo...

Frase muito comum  que os profissionais de educação física e nutricionistas ouvem no seu dia a dia. Quando se vai tratar da dieta de alguém não é raro ouvir: "Mas eu já não como quase nada, por que não emagreço?!", "Eu não tomo café da manhã, como pouco no almoço, quase nada no jantar e ainda continuo ganhando peso", "Só faço 3 refeições leves e não consigo perder peso" e outras tantas variações do mesmo assunto. E é só para pra observar essas afirmações e de cara observamos o mesmo e recorrente deslize: Boicotar refeições. 

O hábito de pular refeições ou fazer restrições muito severas na
alimentação além de ter efeito contrário, trás riscos à saúde
Não é à toa que quase 60% dos brasileiros já estão acima do peso (dados do IBGE), mesmo que as informações e acesso as praticas saudáveis sejam crescentes. É necessário compreender primeiro que esses indesejáveis quilos a mais não aparecem repentinamente, tampouco sumirão num passe de mágica. E é o que a maioria quer: resultados rápidos. Ah! E promessas não faltam nas redes sociais, revistas, jornais e TV. E mesmo quando aparece algum resultado num curto prazo, não demora muito e esse milagre vai ralo abaixo pois não são resultados duradouros (e como é perigoso esse efeito sanfona!)

Por mais que as informações já estejam razoavelmente difundidas, há ainda uma cara de estranhamento das pessoas quando o nutricionista pede que a pessoa que quer emagrecer faça seis refeições por dia. "Quero perder peso e ele me manda comer mais?". Talvez a forma de solicitar isso ao seu paciente não tenha sido a mais adequada, ou fácil de compreender. Mas o fato é que o processo de emagrecimento não é simples, envolve fatores bastante variados e complexos e um desses é o fator psicológico, esse leva o indivíduo a exagerar ou fazer restrições muito severas em seus hábitos, com resultados desastrosos! Restrições muito severas na alimentação trazer sérios riscos à saúde devido à carência de nutrientes essenciais ao nosso organismo.

Nosso corpo é econômico e facilmente adaptável, se você não come, naturalmente seu organismo se vê em risco e vai estocar o pouco que você comer para não passar por apuros novamente. Nossa máquina precisa de energia, e comer faz parte desse processo. Deixar a máquina constantemente trabalhando nos faz gastar essa energia, então aumente a frequência de suas refeições (obviamente você não deve comer muito a cada refeição e será difícil que o faça mesmo) e inclua uma rotina de treinos que te faça aumentar ainda mais esse gasto energético (ganhe músculos, músculos também consomem energia!) e durma bem (também consumimos energia no nosso repouso).

E quanto aos exercícios: bem, esqueça aquelas máquinas milagrosas que transformam barrigas enormes em tanquinhos! Seu professor terá certamente melhores e mais variadas opções, tudo com um planejamento e prazo adequados. A parte boa é que praticamente toda praica de atividade física regular pode te trazer resultados. Seja a musculação, a corrida, o treinamento funcional, um esporte. Só não ache que apenas abdominais resolvem o problema.

A parte mais difícil é certamente fazer disso um hábito. Não queria apenas perder seus 10kg extras e voltar a fazer tudo como antes (de que isso vai adiantar?). Adote os hábitos saudáveis definitivamente, sem exageros ou paranoias. Esteja sempre orientado por profissionais (médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física) e não pelos gurus da mídia. O profissional que te acompanha te conhece e saberá o que funcionará para você.

19 de ago de 2016

Não brigue com a balança!

Você está determinado a perder peso, e não se aguenta de curiosidade ao se pesar sempre que acorda, ou sempre após o treino? Quer uma dica? Contenha a curiosidade e evite frustrações. Veja por quê:
- Evite verificar seu peso todos os dias: você verá uma variação muito pequena na balança, isso pode ser desanimador. E pior: hoje você pode olhar um peso, e amanhã observar um valor ligeiramente maior (ENGORDEEEEIII??? talvez não!). Melhor evitar. Nosso corpo não é um robô! Nós variamos o peso dia a dia, e os motivos são os mais diversos. É bem mais vantajoso que você observe as mudanças duradouras. Segure a curiosidade e observe a cada 15 dias!
- Também é importante que evite observar o peso após um treino! Ahh! você também adora ver quantos quilos aquela aula "queimou"? Esqueça um pouco isso; você pode fazer uma aula extenuante e observar nenhuma variação na balança (e se tiver muito suado, esse suor pode pesar na roupa e na balança rsrsrsrs!), ou até mesmo uma aulinha muito leve e de repente, "mágica!", você parece mais magro no visor da balança!
- Use sempre o mesmo aparelho: eles podem variar de um para o outro, ou mesmo estar descalibrados (especialmente esses de rua por aí!)
- Sempre que for verificar seu peso, faça de preferência em horários semelhantes, assim você minimiza um pouco dessas variações que ocorrem durante o dia (no início do dia, sem a influência dos afazeres diários pode ser a melhor opção);
- O mínimo de roupas possível! Nas avaliações físicas em academias (tanto para balança como algumas outras medidas, o recomendado é sunga ou short para homens e bikini ou top e short para mulheres), esse padrão é importante. Se você tem a balança em casa, por que não fazer nu(a)? Se faz em outro ambiente, tente fazer com as mesmas roupas sempre!
- Sem crises com variações de poucos gramas. Essa neura não vai adiantar e pode ter levar a fazer loucuras. Lembre que o peso, apesar de importante, é apenas uma das referências para avaliar sua composição corporal, há outras medidas bastante úteis como as dobras cutâneas e circunferências, que, em conjunto nos fornecem parâmetros qualificados para guiar seu treino e sua dieta e levar você aos seus objetivos de forma segura saudável e num prazo adequado. Esteja sempre acompanhado(a) por profissionais qualificados!

(Prof. Ícaro Carvalho)

13 de ago de 2016

Experimenta!

Um evento gigante como a Olimpíada, acontecendo na nossa casa, nos dá a oportunidade de vivenciar esportes com os quais temos pouco ou nenhum contato (são 42 modalidades diferentes e suas diversas categorias!). E então descobrimos como podem ser fascinantes: Há atletas altos e baixos, magros e cheiinhos, mais fortes e mais fracos, homens e mulheres, uns muito jovens, outros bastante maduros. A Olimpíada mostra que o esporte é para todos (e ainda tem a paralimpíada logo após)! Basta que a gente se dê a chance de experimentar e, quem sabe, se identificar com alguma dessas práticas e poder desfrutar também de suas vantagens! Vale ressaltar que há ainda uma outra infinidade de esportes que não fazem parte desse evento (em 2020, a Olimpíada contará com Surfe, Skate e karatê). Opções não faltam, só não vale ser sedentário!