8 de set de 2016

Envelhecer com Saúde

A população de idosos no Brasil cresce a cada ano. Mas estamos envelhecendo com saúde? Nosso país antes considerado um país de jovens, vê sua população idosa crescer acima de média mundial. A OMS já afirma que a população da terceira idade do Brasil chegará a triplicar em 2050. Isso é uma das preocupações em acertas as contas da previdência (deixando de lado, os dados obscuros desse assunto). Pelo mundo temos exemplos de países que são exemplo de qualidade de vida para idosos, como Suíça, Noruega ou Canadá. E o Brasil tem potencial para tratar melhor essa população, ainda estamos devendo muito.

Uma das maneiras mais efetivas de promover um envelhecimento saudável é por meio do exercício físico regular. Pelo qual podemos desenvolver nossas qualidade físicas e retardar as consequências negativas (e naturais) que o avançar da idade nos trás. Observe algumas dessas vantagens:

– Melhoria/manutenção da força muscular e da flexibilidade;
– Manutenção do peso (o idoso tem tendência ao ganho de peso):
– Melhoria da coordenação motora e do equilíbrio, diminuindo consideravelmente o risco de quedas e consequentemente, lesões sérias como de quadril e joelho;
– Melhoria do condicionamento cardíaco e respiratório;
– Controle do diabetes e Hipertensão, reduzindo dosagem e até a dependência de medicamentos;
– Melhoria da autoestima, do bem-estar social, diminuindo o risco de aparecimento da depressão e da ansiedade. Especialmente quando as atividades são promovidas em grupos.

Os praticantes de exercícios na melhor idade são conhecidos por serem fiéis e assíduos, trazem sempre ao ambiente um clima de alegria de viver contagiante. O Conselho fica mesmo para os mais jovens: Envelhecer é inevitável, e irreversível, faça por onde, desde hoje, chegar nessa fase com boa saúde e desfrutar sempre de todos os prazer que a vida nos dá a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões.