21 de dez de 2016

MÃES QUE TREINAM - Exercitar-se após o parto é possível?

Treinar no Puerpério (os primeiros períodos após o parto) - Difícil, mas não impossível. Os treinos após o parto podem acontecer sim, a depender de alguns cuidados, estes, relacionados ao tipo de parto, se houve alguma complicação/intercorrência, dentre outros relacionados à condição de saúde da mãe para o retorno às atividades. Porém, o período de gestação, o pós- parto e suas relações com o exercício físico são repletos de mitos e inverdades que acabam bloqueando as mulheres de realizarem ou continuarem uma rotina de atividades, comprometendo diversas condições que favoreceriam uma boa gestação, parto, saúde do bebê e da mãe.


Os slings podem ser uma excelente ferramenta
para a pratica de exercícios junto ao bebê.
Após o parto, a mulher passa novamente por diversas adaptações fisiológicas (psicológicas também) se adequando a nova condição de “Gestante” para “Mãe”. Sendo assim, é comum (ou esperado) o aparecimento de alguns desconfortos, geralmente, atingindo regiões da coluna, quadris e tórax. 

É Importante saber identificar e averiguar os níveis de desconforto e possíveis comprometimentos ou limitações. A recomendação para a atenuação desses desconfortos, na maioria dos casos, é de atividades físicas, porém, respeitando os limites, sem maiores sobrecargas e intensidades mais baixas. O período do puerpério tem uma duração de, aproximadamente 45 dias e tais atividades já são suficientes para manter os níveis de saúde do corpo, preparando-o para em breve voltar às rotinas mais intensas de treino. Obviamente, aquelas mãe que já estavam habituadas com a prática de exercícios físico

E porque não unir o útil ao extremamente agradável?

Shantala: Massagem indiana destinada
a recém-nascidos, um momento diário
de afeto entre mãe e bebê/criança.
Nessa época (principalmente) mãe e bebê entram na mais perfeita sintonia. Contatos e massagens como a Shantala são exemplos da importância do bebê de ser tocado, absorver estímulos, escutar a voz dos pais, olha-los etc, num momento belíssimo e de pura cumplicidade. Algumas academias e estúdios são especializados em realizar atividades físicas para mãe com bebes de colo. Com aulas de dança, relaxamento e até mesmo de condicionamento físico, utilizando os próprios bebês interagindo em cada momento do treino, transformam essa experiência de treino em um momento mais que especial.

Portanto, mesmo o puerpério sendo um período de muitas mudanças na vida da mãe, a rotina de atividades físicas não precisa ser comprometida, uma vez sabido de todos os benefícios que ela pode trazer, além disso, realizar suas atividades físicas com o bebê (na presença ou até mesmo participando inteiramente do seu exercício) pode ser um momento tão indescritível quanto primordial para a saúde e desenvolvimento de hábitos de vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões.