29 de ago de 2017

A qualidade das Academias do Grande Recife (parte I)

No mês passado nosso grupo se empenhou em ouvir nossos leitores e seguidores sobre a qualidade e atendimento nas academias da região metropolitana do Recife. Para isso realizamos uma pesquisa de forma informal cujo objetivo foi averiguar se o trabalho desempenhado por estes estabelecimentos tem atendido às expectativas dos clientes e os ajudado a alcançar seus objetivos.

Abordamos nossos seguidores de forma aleatória nas redes sociais diretamente via Facebook ou WhatsApp e selecionamos aqueles que declararam treinar atualmente em alguma academia particular. Foram 34 pessoas selecionadas para responder um questionário composto de 14 perguntas de múltipla escolha e uma questão aberta para sugestões.

RESULTADOS ENCONTRADOS:

A primeira pergunta da enquete buscava identificar quem era o responsável por elaborar os treinos do cliente. Tivemos como reposta que quase 67% eram elaborados pelo professor da academia. Personal Trainer, estagiário, outros e ninguém também foram citados. Em seguida, questionou-se sobre quem era o responsável pelo acompanhamento dos treinos, um percentual menor mais ainda majoritário (57,6%) foi referente ao professor da academia. Procurou-se saber dos entrevistados se esses conheciam a formação do professor, pouco mais da metade, informou não conhecer. Quanto à qualidade do acompanhamento do professor na academia, quase 73% das pessoas classificou como ótimo/bom. Percentual semelhante foi encontrado quanto a qualidade da rotina de treinos prescrita, classificando como ótimo/bom. Investigamos ainda a frequência de modificação dos treinos e encontramos quase que metade dos entrevistados tinham sua rotina de treino alterada num prazo de 1 a 3 meses.
Mais da metade dos indivíduos (57,6%), informou estar satisfeito com a evolução e resultados obtidos nos seus treinos, e um percentual altíssimo 87,5% declarou acreditar que terão seus objetivos alcançados com a atual rotina. Sobre a avaliação física, grande parte das academias oferece o serviço, estando inclusa na mensalidade em 15,6% dos casos ou cobrado de forma separada em 53,1%. O atendimento de forma geral foi avaliado como ótimo/bom por mais de 60% dos entrevistados ao passo que menos de 10% avaliou como ruim/péssimo. Percentuais semelhantes foram encontrados quando questionou-se sobre o maquinário e estrutura física das academias. NO quesito que se referiu à limpeza e manutenção desses estabelecimentos, um alto percentual (72,7%) também avaliou como ótimo/bom, pouco mais de 6% classificou como ruim. Os valores cobrados na maioria (54,8%) está em torno de 70 e 150 reais mensais, tendo ainda uma grande parcela (41,9%) com valores cobrados até 70 reais.

>>>>>>>>>>>>>>>>> Na próxima postagem, faremos uma análise mais aprofundada dos dados apresentados, acompanhe >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> PARTE II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões.